10/05/2018 09h17 - Atualizado em 10/05/2018 09h23

Observatório do Turismo do Espírito Santo participa de encontro no Paraná

2° Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participou, nesta quarta-feira (09), do 2° Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, em Foz do Iguaçu (PR). O evento acontece no Parque Tecnológico de Itaipu e conta com a participação de gestores de 39 observatórios do turismo do Brasil.

O objetivo da rede é compartilhar conhecimento e experiências entre os participantes, padronizar e harmonizar metodologias de pesquisa e sistematizar um núcleo básico de informações turísticas para análise, monitoramento e disseminação.

“Nesse encontro tivemos a oportunidade de conhecer boas práticas em pesquisas, a exemplo do observatório de São Paulo, que integra a rede de observatórios da Organização Mundial de Turismo, ou quanto a governança com o exemplo de Minas Gerais e sua rede de colaboração com mais de 18 parceiros entre instituições de ensino superior, municípios, entidades representativas do setor produtivo com participação efetiva destes”, explicou o a gerente de Estudos e Negócios Turísticos da Setur, Rafael Granvilla.

Rafael conta ainda que apresentou aos presentes o modelo de pesquisa por meio de telefonia móvel realizado no Espírito Santo, uma iniciativa pioneira que agora será replicada em Minas Gerais e também despertou o interesse de diversos outros participantes.

Na programação, palestras, minicursos e debates. O evento foi realizado pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo e contou com o apoio da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu.

Observatório do Turismo

O Observatório do Turismo do Espírito Santo é um projeto da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e fomentado pela Gerência de Estudos e Negócios Turísticos. O programa tem como finalidade realizar estudos e pesquisas, e disseminar informações sobre a evolução da atividade turística no Estado do Espírito Santo.

Dentre as atividades estão o monitoramento do desempenho do setor turístico por meio de indicadores específicos, informação sobre a evolução da atividade turística, subsidiar através de estudos técnicos a implementação de politicas setoriais, gerar informações para atração de investimentos privados, em conformidade com os planos de desenvolvimento regional, e instrumentalizar gestores locais para realizarem pesquisas, estudos e alimentarem o sistema de informações.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur

Tel.: (27) 3636-8006

Tatiana Negris (coordenadora)

Manoela Zouain

imprensa@turismo.es.gov.br

imprensaturismoes@gmail.com

http://www.turismo.es.gov.br/

Instagram: @descubraoespiritosanto

Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: Turismo_ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard