A Secretaria de Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo, inicia no Espírito Santo a Pesquisa Nacional de Avaliação da Qualidade dos Atrativos Turísticos, com a metodologia Tourqual, realizada pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), em parceria com o professor Tiago Mondo. O objetivo é diagnosticar a percepção de turistas com relação à qualidade dos serviços turísticos prestados em atrativos dos destinos turísticos brasileiros. No Estado, são 23 atrativos de 11 municípios capixabas que estarão sinalizados, estimulando os visitantes e turistas a participarem da pesquisa.
Os atrativos participantes da pesquisa vão poder ser avaliados de janeiro a março de 2022, período em que o Estado recebe um grande número de turistas e visitantes. “As pesquisas são um importante mecanismo de avaliação dos nossos atrativos e os resultados são utilizados como subsídio para o planejamento de ações de qualificação, estruturação e promoção”, ressaltou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.
O trabalho é coordenado pela Gerência de Estudos e Negócios Turísticos da Setur, responsável pelo Observatório do Turismo. Os critérios para a definição dos locais de realização da pesquisa foram os municípios com características litorâneas, os atrativos turísticos já consolidados, o fluxo turístico relevante, além dos destinos de Anchieta e Itaúnas, em Conceição da Barra, e os parques estaduais que tradicionalmente recebem um grande volume de turistas e visitantes na temporada.
Para a escolha desses critérios, foram considerados os espaços com estruturas e equipes que possam estimular a participação dos visitantes e turistas na pesquisa, além dos atrativos que estão com investimentos e ações já em andamento ou concluídas pela administração pública municipal e Estadual, ou mesmo que fizessem parte dos planos dos municípios e do Estado, em médio prazo. Isso porque, a pesquisa vai poder respaldar, ao final, a tomada de decisões pelos gestores públicos.
Cronograma
A pesquisa acontece em todo o Brasil. No Espírito Santo, terá início nesta semana e segue até março de 2022.
Confira os locais onde o visitante vai ter acesso ao QR Code da pesquisa:
Ao final da pesquisa, a Setur vai receber da RBOT os resultados e realizar rodadas de apresentação com os municípios. O objetivo é a troca de ideias para a implementação de ações e estratégias, a partir dos dados obtidos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636.8006 / 998051308