22/09/2016 15h55 - Atualizado em 23/09/2016 09h24

Curso ensina como usar o extrator de Dados do Turismo

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) – por meio do Observatório do Turismo e em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério do Turismo – realiza no próximo dia 06 de outubro uma oficina de treinamento para a utilização do Extrator de Dados do Turismo.

O treinamento terá 8 horas de atividades que inclui a apresentação da ferramenta e exercícios práticos. Vinte vagas serão disponibilizadas para profissionais do setor de turismo das esferas governamentais, universidades e entidades envolvidas com o tema.

Para participar são necessários conhecimentos básicos em informática. As inscrições começam nesta quinta-feira (22) até acabarem as vagas. A inscrição deve ser feita online através do link https://goo.gl/forms/UUiwJRxram1XnOVI2

Entenda o Extrator

O Extrator de Dados do Turismo é uma ferramenta eletrônica interativa gratuita desenvolvida pelo Ipea, e é responsável por disseminar informações do setor do turismo nas esferas federais, estaduais e municipais.

A primeira base disponível no Extrator é a do Sistema de Informação sobre o Mercado de Trabalho do Setor Turismo (SIMT), que tem o objetivo de divulgar dados da mão-de-obra existente em Atividades Características do Turismo (ACTs).

As atividades são: Alojamento, alimentação, transporte terrestre, transporte aéreo, transporte aquaviário, aluguel de transporte, agência de viagem, cultura e lazer.

Os dados desta ferramenta trazem informações sobre a evolução mensal e anual destes ramos, formalidade das relações de trabalho, perfil da mão-de-obra (escolaridade, tipo de ocupação, gênero) e sua contribuição para a formação da renda nacional.

Os estabelecimentos do setor de turismo também são identificados, em que é analisado o tamanho, atividade e localização do empreendimento.

Serviço:

Oficina – Extrator de Dados do Turismo

Dia: 06 de Outubro

Horário: 9h às 17h

Local: Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp)

Rua Francisco Fundão, 155, Morada de Camburi – Vitória - ES

Vagas: 20

Informações: (27) 3636-8023 e pelo e-mail observatório@turismo.es.gov.br

Participação gratuita

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tatiana Negris – Coordenadora

Felipe Marçal

imprensa@turismo.es.gov.br 
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br 
Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: @turismo_es

Instagram: @descubraoespiritosanto

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard