07/06/2024 09h50 - Atualizado em 07/06/2024 09h52

Observatório do Turismo do Estado participa do 8° Encontro da Rede Brasileira dos Observatórios do Turismo em Manaus

A equipe do Observatório do Turismo do Espírito Santo participou do 8° Encontro da Rede Brasileira dos Observatórios do Turismo (RBOT), realizado em Manaus, Amazonas, de 27 a 30 de maio. O evento reuniu profissionais e autoridades do setor turístico para compartilhar experiências, atualizar metodologias e técnicas, além de apresentar inovações desenvolvidas pelos membros da RBOT.

O encontro contou com a presença de representantes do Ministério do Turismo, Embratur, secretários estaduais e municipais de turismo, além de entidades como a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fecomércio, Senac, Sebrae e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A diversidade de participantes, abrangendo tanto o setor público quanto o privado, proporcionou um ambiente fértil para debates e troca de ideias inovadoras, destacando a importância da colaboração intersetorial no desenvolvimento do turismo.

Integrante da RBOT desde 2017, o Observatório do Turismo do Espírito Santo tem sido pioneiro em várias frentes, como o uso de dados de telefonia móvel para obter informações turísticas e a criação do Índice de Desenvolvimento Turístico dos Municípios (IDTM). Atualmente, o Observatório está desenvolvendo o Projeto Conecta Turismo, que visa a criar uma plataforma inteligente de informações turísticas.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, destacou a importância da participação capixaba no evento. "A presença no 8° Encontro da RBOT reforça o compromisso do Observatório do Turismo do Espírito Santo em buscar melhorias e inovações para o setor. Com projetos pioneiros e a integração de novas tecnologias, o observatório continua a desempenhar um papel importante no desenvolvimento sustentável e eficiente do turismo no Estado", afirmou Lemos.

Rafael Granvilla Oliveira, coordenador do Observatório do Turismo, também comentou sobre a relevância do evento. “O encontro da RBOT proporciona a interação entre os observatórios de turismo de todo o País. Em eventos como este, buscamos trocar experiências, aperfeiçoar metodologias, encontrar soluções para os desafios da gestão e obtenção de dados”, afirmou.

“Também é uma oportunidade de realizar debates para melhoria contínua das ações e ferramentas para a gestão do turismo. Pudemos observar que nossos projetos estão alinhados com o que há de mais atual no cenário nacional e isso nos motiva a continuar desenvolvendo novas iniciativas como o Conecta Turismo", completou Granvilla.

Ele esteve na Capital amazonense acompanhado da equipe do Projeto Conecta Turismo, composta por Letícia Tabachi, Lígia Poncio, Mariana Rodrigues e Roberta Vaccari.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur