Um dos balneários mais procurados pelos turistas, Iriri, no município de Anchieta, recebeu o 27º Festival Capixaba de Frutos do Mar, entre os dias 10 e 19 de outubro. Durante o evento, a Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo, realizou uma Pesquisa de Identificação do Perfil do Turista e do Excursionista, durante os dias 12,14 e 16 de outubro, no local. No total, 400 pessoas foram entrevistadas.
A pesquisa revelou que quase que em sua totalidade, o turista que participou do festival é proveniente da Região Sudeste (98,8%), sendo Minas Gerais, o Estado com maior representatividade (63,3%). O evento recebeu visitantes de 64 cidades mineiras, e a capital Belo Horizonte foi o maior emissor de turistas no festival neste ano, representando 22,5% do total de mineiros. Ao todo, 29% do público foi do próprio Espírito Santo, que reuniu pessoas de visitantes de 26 municípios capixabas.
O objetivo do levantamento foi acompanhar tendências, avaliar o impacto das ações desenvolvidas e direcionar estratégias para fortalecer o turismo no Espírito Santo, oferecendo informações para o aprimoramento das políticas do setor.
Entre os pontos abordados na pesquisa, estão: origem e perfil dos turistas, motivação da viagem, preferências e informações sobre hospedagem, gastos, além da avaliação sobre segurança pública, limpeza pública e serviços de transporte, como táxi ou aplicativos e transporte público.
“Vale lembrar que o evento gastronômico de Iriri acontece, tradicionalmente, no período conhecido como ‘Semana do Saco Cheio’, para os mineiros. Em 2025, essa pausa foi de 13 a 17 de outubro, permitindo que muitos alunos e professores emendassem os dias de folga para descanso prolongado”, afirma o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho.
Durante o Festival Capixaba de Frutos do Mar de Iriri 2025, a maior parte dos visitantes foi de mulheres, 65,3%. A faixa etária predominante entre os turistas e excursionistas foi de 41 a 50 anos, representando 29,8% do total, seguido pelo público com idade entre 51 a 60 anos (21%) e por aqueles com idade entre 31 a 40 anos (20,7%). Em relação à escolaridade, 48,5% dos visitantes possuíam Ensino Superior completo. Quanto à renda familiar, 31,7% dos entrevistados declararam ganhos entre 5 a 10 salários-mínimos. Já quanto ao estado civil, a maioria era de casados (62%).
Quando perguntados se vieram ao destino de Anchieta exclusivamente para o evento, 42% dos turistas e excursionistas afirmaram que sim. Para os que não estavam no destino exclusivamente por conta do evento, a maior parte afirmou que estava no destino a lazer/passeio representando 91,4%.
Para 38% dos entrevistados, o principal motivo para a participação no Festival Capixaba de Frutos do Mar de Iriri foi a gastronomia local. Na sequência, os principais motivos apontados pelos entrevistados foram a programação do evento, com 22,2%; e para conhecer o destino, com 20%.
Para 52,5% dos entrevistados foi a primeira vez que participaram do evento. E 17,3% do total dos turistas e excursionistas visitaram o destino Anchieta pela primeira vez.
As praias da região foram os pontos turísticos mais visitados, representando 81,7% das respostas. A pesquisa apontou que 69% dos visitantes viajaram com familiares, 17% em casal e 10,7% estavam acompanhados de amigos na viagem.
No que se refere à hospedagem, 29,2% dos turistas alugaram casa ou apartamento, 27,3% ficaram em hotéis e pousadas, 26,7% dormiram em apto/casa própria, e 15,9% estavam em casas de parentes ou amigos.
Para os visitantes de fora do Espírito Santo, 86,6% usaram automóvel próprio, 6% vieram de ônibus de linha e apenas 2,8% chegaram de avião ao estado. Já para os visitantes do próprio Espírito Santo, o meio de transporte mais usado para chegar ao destino de Anchieta foi o automóvel próprio, com 93,2%.
De forma geral, considerando os perfis de turistas e excursionistas em análise conjunta, o tempo médio de permanência no destino foi de cinco dias. O gasto médio diário do visitante do Festival Capixaba de Frutos do Mar de Iriri 2025 foi de R$ 262,99.
Estes dados variam quando analisados de forma isolada entre os perfis. Para o perfil de turista, ou seja, aquele visitante que pernoitou no destino de Anchieta, o tempo médio de hospedagem foi de 6,1 dias, e o gasto médio diário individual foi de R$ 224,32.
Avaliação do evento
Programação do Evento: 96,2% avaliaram como ótima e boa
Segurança Pública: 92,3% avaliaram como ótima e boa
Limpeza Pública: 86,4% avaliaram como ótima e boa
Serviços de Táxi ou Aplicativos: 77,8% avaliaram como ótima e boa
Transporte Público: 74,4% avaliaram como ótima e boa
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Paula Bourguignon
(27) 3636-8009 / (27) 98867-1106
imprensa@turismo.es.gov.br