05/08/2021 16h51

Setur lança Índice de Desenvolvimento Turístico dos Municípios Capixabas

A Secretaria de Turismo (Setur) realizou, na manhã desta terça-feira (03), uma reunião com secretários municipais de Turismo. Na oportunidade, foram apresentados o Índice de Desenvolvimento Turístico dos Municípios do Espírito Santo (IDTM) e as opções de cursos para gestores municipais, além de realizada a premiação do município de Anchieta, vencedor do desafio Turismo Responsável, e feito o anúncio do vencedor da campanha “Dia do Amigo”. Participaram da reunião representantes de 31 municípios.

O Índice de Desenvolvimento Turístico dos Municípios do Espírito Santo (IDTM), fruto do trabalho do Observatório do Turismo da Setur, foi construído em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O índice consiste na análise de indicadores para avaliar o desempenho dos municípios no turismo, avaliando quatro eixos: social, ambiental, infraestrutura e gestão. As informações serão utilizadas como subsídio para a Setur e os municípios direcionarem as ações, de acordo com as necessidades para o desenvolvimento local.

O estudo é inédito no País e colabora com a qualificação do turismo capixaba. “Estes dados são mais um parâmetro para que possamos executar nossas ações com mais assertividade”, salienta a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro. Ela enfatizou que as informações são publicadas no Observatório do Turismo, fonte oficial de informações para o setor.

"O ES dá mais uma mostra de inovação  na política pública ao anunciar o  IDTM - Indicador de Desenvolvimento Turístico dos Municípios do Espírito Santo, que será uma ferramenta de gestão, pioneira no Brasil, para ajudar a orientar o desenvolvimento do setor turístico capixaba. Interessante ainda foi verificar no evento a articulação e participação dos secretários municipais de turismo", destacou o diretor presidente do Institiuto Jones Santos Neves, Daniel Ricardo de Castro Cerqueira.

O Índice está disponível no Observatório de Turismo: https://observatoriodoturismo.es.gov.br/indice-de-desenvolvimento-turistico-2.

Capacitação

Também foram anunciadas três opções de cursos para os gestores municipais e regionais. Os cursos serão presenciais e ministrados por professores da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), entre setembro de 2021 e março de 2022. Serão temas dos cursos a Lei nº 13.019/2014, que trata das parcerias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs); da elaboração de projetos com Organizações da Sociedade Civil e da captação de recursos.

Premiação

No encontro, a secretária Lenise Loureiro fez a entrega dos prêmios ao município de Anchieta, vencedor do desafio “Turismo Responsável”, finalizado no início do mês de julho. O desafio teve o propósito de estimular os municípios a trabalharem junto aos empreendimentos, no sentido de se cadastrarem no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e, por consequência, aderir ao Selo Turismo Responsável, além da identificação dos estabelecimentos que cumprem os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Anchieta registrou um aumento no número de selos emitidos de mais de 800%, durante o desafio. Como prêmio, recebeu camisetas, porta-copos promocionais, um e-book sobre o destino e apoio técnico do Observatório do Turismo.

O secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Anchieta, Caio Mozer, agradeceu à Setur destacando o empenho da equipe da Secretaria. “Tínhamos 13 empreendimentos regulares no Cadastur e, com o empenho da nossa equipe, chegamos ao final do desafio com 105. E não vamos parar”, destacou.

Ação Dia do Amigo

O município de Domingos Martins também recebeu prêmio referente à ação promocional realizada no Dia do Amigo, que ocorreu em 20 de julho, entre as secretarias de Turismo do Estado. A Secretaria Municipal recebeu cinco mil porta-copos para serem distribuídos em ação promocional nos restaurantes da cidade.

Com o objetivo de tornar o perfil da Setur no Instagran ainda mais conhecido, foi estimulada a adesão à pesquisa, sendo a cidade de Domingos Martins a vencedora, marcando 896 pessoas, seguida de Santa Teresa com 630 marcações, Vargem Alta, com 155, Anchieta 96, Venda Nova do Imigrante, com 74 e, Vila Pavão, com 11.

Como prêmio, a Secretaria de Turismo de Domingos Martins recebeu 500 porta-copos promocionais para serem distribuídos em ações promocionais. A secretária de Cultura e Turismo do município, Rejane Entringer Lopes Ewald​, agradeceu e afirmou que a brincadeira motivou a equipe. “Agradecemos muito este prêmio, mas principalmente pelo estímulo à equipe da Secretaria em participar de uma brincadeira saudável neste momento de retomada do turismo”, destacou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur