01/09/2020 09h23

Passeios para observação de baleias são retomados no Espírito Santo

A partir deste final de semana os passeios para observação de baleias serão retomados no Espírito Santo. A observação dos cetáceos ocorre normalmente entre os meses de maio e novembro de cada ano, mas em decorrência da pandemia a atividade esteve suspensa. Agora, com os ajustes sanitários necessários para a segurança de tripulação, técnicos, pesquisadores e turistas, a atividade retorna garantindo a segurança de todos.

No Espírito Santo, a observação das Jubartes ocorre há 25 quilômetros da costa, cerca de 40 minutos mar adentro, o que atrai turistas de todas as partes do mundo. No entanto estes passeios devem ser feitos por empresas capacitadas e autorizadas.

“Este é um grande ativo turístico do nosso Estado. Em decorrência da pandemia foi preciso a criação de um protocolo específico para que os passeios de observação fossem retomados”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana. O secretário explica ainda que este protocolo foi composto pelos membros do Projeto Baleia Jubarte e apresentado ao Governo do Estado e às prefeituras de Vitória e Vila Velha para validação junto às autoridades sanitárias.

O Projeto Amigos da Jubarte mantém o monitoramento dos cetáceos e a expectativa é de que este ano cerca de 25 mil baleias da espécie Jubarte passem pelo litoral para reproduzirem e amamentarem seus filhotes. O diretor do Instituto Canal e membro do Projeto Amigos da Jubarte, Sandro Firmino, orienta que os interessados em participar dos passeios devem procurar a empresa certificada.

“Antes mesmo da pandemia já era nossa orientação. Há todo um cuidado necessário para proteção da tripulação e dos cetáceos e isto precisa ser observado”, esclarece.

Sobre as ações específicas de cuidados relacionados ao Covid-19, as principais mudanças é a higienização criteriosa da lancha, a redução no número de pessoas em cada passeio, além da verificação da temperatura de todos, e cada tripulante recebe um kit contendo máscara, luvas, álcool gel e alimentação individual.

Os interessados em ver as baleias no Espírito Santo na temporada 2020 devem entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte onde há todas as informações das empresas, calendário e valores.

O Projeto Amigos da Jubarte é uma co-realização do Instituto O Canal, Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo (Setur), Prefeitura de Vitória e Vila Velha e Capitania dos Portos. Só no ano passado, quase mil turistas fizeram a observação de baleias no Espírito Santo.

Serviço:

Agendamento de passeio: www.avesvoandoalto.com.br