03/06/2021 11h25 - Atualizado em 03/06/2021 11h34

Ministério do Turismo divulga resultados da sondagem empresarial referentes aos meios de hospedagem

Foto: Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau | Hotel Alpes, em Venda Nova do Imigrante-ES

O Espírito Santo foi um dos estados brasileiros contemplados na pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo junto aos meios de hospedagem. A pesquisa foi realizada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, com empresas do setor hoteleiro, levando-se em conta a percepção dos empresários quanto ao desempenho e à perspectiva de seus estabelecimentos e de seus destinos.

 Os dados foram divulgados recentemente e mostram a análise dos empresários sobre o setor. “Os dados nos trazem a análise do empresário e o conhecimento destas informações são importantes para o planejamento de nossas ações. Na pesquisa, 41,0% dos empresários pretendem investir e é importante salientar que o Governo do Estado disponibiliza linhas de crédito especiais para as empresas que compõem a cadeia produtiva do turismo”, analisa a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro. 

 Segundo a pesquisa, no Espírito Santo, com relação à estimativa para os próximos seis meses, 46,2% dos empresários do setor de meios de hospedagem, apontam uma expectativa de queda no número de empregados e, quanto à demanda pelos serviços ofertados, 43,6% desses empresários têm a expectativa de queda, 17,9% de estabilidade e 38,5% de aumento.

 No que se refere ao faturamento da empresa, 46,2% dos empresários indicaram cenário de queda para os próximos seis meses. Entre os entrevistados, 17,9% esperam estabilidade e 35,9%, aumento. Sobre a pretensão de investimento, cerca de 41,0% dos empresários se mostraram favoráveis a investir em seus estabelecimentos nos próximos seis meses, sendo que desses, aproximadamente, 5,1% afirmaram que farão investimentos.

 

Impactos no setor

Está disponível no site da Setur um e-Book com as Medidas de Enfrentamento à Covid-19, criado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, com o objetivo de amenizar os impactos na economia não só nos meios de hospedagem, mas em todas as empresas do setor.

A publicação esclarece sobre o Fundo de Proteção ao Emprego, orienta sobre as opções de linhas de crédito, a flexibilização dos prazos referentes ao Alvará do Corpo de Bombeiros (CBMES), bem como a prorrogação da data de pagamento do IPVA. Acesse: https://bit.ly/2OdWk0J.

Para acessar a pesquisa completa com a sondagem empresarial do setor hoteleiro capixaba, basta acessar: https://bit.ly/3wMnFHS.

Para acessar a pesquisa completa com a sondagem empresarial dos meios de hospedagem no Brasil: https://bit.ly/3vXnZ6A e para obter os resultados nas regiões do País: https://bit.ly/3g0ZdMs.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa da Setur

Simone Diniz

(27) 3636-8006 / 99805-1308

imprensa@turismo.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard